Educação Infantil

É na educação infantil que a criança encontra um espaço para o seu crescer de uma forma lúdica, saciando sua curiosidade, sendo crítica, interagindo com o outro e achando soluções para seus primeiros obstáculos. É um crescer se sentindo acolhido e respeitado,desenvolvendo sua autonomia e personalidade.

Na Educação Infantil estimular e considerar as falas e expressões das crianças, que são ricas de informações e pensamentos, transforma a escola em um espaço mais rico e significativo. Nesse sentido, a instituição de Educação Infantil é pensada para e com a criança, em conjunto a seus familiares.

O papel do Educador da Educação Infantil é ouvir, articular e apoiar as descobertas, dando aos meninos e meninas o direito à criação, à imaginação e à curiosidade, algo tão natural da própria criança, colocando a dignidade, confiança, respeito e convivência como prioridades a serem passadas. Sendo assim, permitindo que às crianças entrem em contato com o conhecimento construído em um tempo histórico e que sejam valorizadas também como produtoras e construtoras dos mesmos.

O currículo é especialmente elaborado pela escola seguindo as normas e orientações do MEC e atendendo as necessidades das crianças. É desenvolvido por meio de projetos e livros do sistema de ensino Positivo.

Dicas do Floquinho

Maternal Lua de Algodão - Butantã, São PauloÉ uma fase de transição entre o Berçário II e o Maternal, a partir de 1 ano e 7 meses. Além dos cursos da hora do conto e música, iniciamos a educação física, que vai atender as necessidades motoras que começam a se intensificar. O desenvolvimento da linguagem e exploração são intensificados pelas trocas entre as crianças e pela interação social, promovidos pelas diferenças entre elas.
 

Maternal Lua de Algodão - Butantã, São PauloNessa turminha, com crianças de 2 a 3 anos, as atividades motoras são mais intensas, por isso há a introdução do material apostilado do sistema Positivo, que traz diversas atividades relacionadas à coordenação motora apropriadas a idade. Além dos cursos de Educação Física e Horta, a aula de Artes também faz parte do currículo desta turma, pois o contato com cores, formas geométricas e histórias começa a ser reproduzido em papéis, painéis e outras atividades. Inicia-se um processo de identificação de próprio corpo da criança e do outro.

 

Educação Infantil no Butantã - Lua de AlgodãoO Grupo 3 integra crianças de 3 a 4 anos. A novidade nessa turma é a iniciação de uma nova língua, com as aulas de inglês e educação ambiental. Nessa fase as crianças iniciam uma pré alfabetização, com apresentação das vogais na forma bastão. As crianças aprendem as letras de seu próprio nome e dos amiguinhos de sala. Também há a introdução matemática, com os numerais relacionados à quantidade. Os trabalhos em grupo são intensificados, as relações e laços de amizade se fortalecem nesse período como também o reconhecimento do outro.

 

Educação Infantil no Butantã - Lua de AlgodãoNessa fase começam a surgir os agrupamentos de meninas e meninos, a percepção das diferenças físicas. Por isso, além dos conteúdos que se intensificam para a pré alfabetização a escola realiza trabalhos, por meio de projetos de interação e de conhecimentos éticos e valores. Fábulas, jogos são recursos utilizados nesses projetos.

 

Educação Infantil Lua de Algodão Grupo 5A escrita começa a tomar forma, a estimulação do pensamento e na construção das palavras e identificação de quantidades passa a ser o dia a dia dos alunos e em paralelo o desenvolvimento de projetos que tem como proposta a leitura, as diversidades culturais.

É uma sala especialmente desenvolvida para as crianças de período integral. Essas crianças, que passam um período em sala de aula e outro em recreação, necessitam de atividades lúdicas para o seu desenvolvimento. São utilizados recursos como jogos, brinquedoteca, biblioteca, horta e parque.